AI WEIWEI: SEM PERDÃO

Filme do dia, Slider

Em qualquer lugar do mundo o artista plástico, pintor e designer arquitetônico Ai Weiwei se destacaria. E se além disso, sendo chinês, articulado e ativista social, ele chamasse a atenção de todo mundo? Esse é o tema do documentário Ai Weiwei: Sem Perdão, trabalho de estreia da americana Alison Klayman. Ela conheceu o artista quando trabalhava como jornalista na China. Ai foi um dos projetistas do estádio olímpico de Pequim e passou a ser sistematicamente perseguido pelo governo de seu país quando expressou suas opiniões. Entre as muitas represálias que sofreu, Ai teve seu blog tirado do ar, o seu estúdio foi destruído, além de ter sido espancado e preso. A gota d’água foi uma foto que ele fez com o dedo do meio de sua mão em riste apontado para a praça da Paz Celestial (que ilustra esta resenha). Klayman foi testemunha ocular das ações perpetradas por e contra Ai e registrou tudo com precisão cirúrgica. Ai Weiwei: Sem Perdão é obra de uma cineasta estreante e surpreendente em sua abordagem, parece até trabalho de veterano. Ele revela não apenas o artista em questão, mas também toda uma conjuntura social e política de um país.

AI WEIWEI: SEM PERDÃO (Ai Weiwei: Never Sorry – EUA 2012). Direção: Alison Klayman. Documentário. Duração: 96 minutos. Distribuição: Bretz Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 5 de março de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software