QUEM É O INFIEL?

Filme do dia

O americano Joseph L. Mankiewicz se envolveu com o cinema no final da década de 1920. Primeiro, como roteirista. E a partir de 1946, também como diretor. Quem é o Infiel? foi seu sexto longa e, de certa forma, pavimentou o caminho para que ele realizasse, em 1950, sua obra-prima, A Malvada. O roteiro, escrito pelo próprio diretor, se baseia em um artigo de John Klempner, publicado na revista Cosmopolitan e adaptado por Vera Caspary. Tudo começa quando três amigas, Deborah (Jeanne Crain), Lora (Linda Darnell) e Rita (Ann Sothern), embarcam para uma viagem. Elas são casadas com Brad (Jeffrey Lynn), Porter (Paul Douglas) e George (Kirk Douglas). Dentro do barco é entregue a cada uma delas uma carta enviada por Addie (Celeste), uma amiga comum. A carta traz a mesma mensagem: um dos maridos teria fugido com outra mulher. Daí vem o título original, que traduzido seria Uma Carta Para Três Esposas. No Brasil, o filme recebeu um título que faz a pergunta diretamente: Quem é o Infiel?. Mankiewicz “caminha” aqui por uma linha tênue que separa o drama da comédia. A carta provoca em cada uma das esposas uma espécie de autoavaliação e é daí que vem muito do humor da história, amparado por ótimos diálogos entre as mulheres e seus maridos. O filme ganhou dois Oscar, ambos para Mankiewicz, pela direção e pelo roteiro.

QUEM É O INFIEL? (A Letter to Three Wives – EUA 1949). Direção: Joseph L. Mankiewicz. Elenco: Jeanne Crain, Linda Darnell, Ann Sothern, Kirk Douglas, Paul Douglas, Celeste Holm e Jeffrey Lynn. Duração: 103 minutos. Distribuição: Classicline.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software