POR VOLTA DA MEIA-NOITE

Filme do dia

Sempre que uma grande estrela do jazz é retratada, a primeira impressão que fica é a de que este mundo é cercado de muitos vícios. É como se a genialidade só aflorasse à base de muitas drogas e muito álcool. Foi assim com Charlie Parker, belissimamente interpretado por Forest Whitaker e dirigido por Clint Eastwood em Bird. Ou o músico fictício Dale Turner, vivido pelo saxofonista Dexter Gordon no filme Por Volta da Meia-Noite, do francês Bertrand Tavernier. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor, junto com David Rayfiel. Diferente de outras cinebiografias, não há aqui a esperada “volta por cima” ou “momento de superação”. O filme conta a história de Francis (François Cluzet), um jovem apaixonado por jazz e fã declarado de Dale. Para ele, é um sonho conhecer e ficar amigo de seu ídolo. A forte amizade que nasce entre os dois é a alma deste tocante trabalho. Tavernier não se deixa levar pelo ritmo da música. Não é ela que move a ação, apesar de estar sempre presente. No final, Por Volta da Meia-Noite trata de pessoas que perderam o rumo de suas vidas e buscam se reencontrarem. O filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, composta por Herbie Hancock, que, assim como o cineasta Martin Scorsese, faz parte do elenco.

POR VOLTA DA MEIA-NOITE (Round Midnight – EUA/França 1986). Direção: Bertrand Tavernier. Elenco: Dexter Gordon, François Cluzet, Sandra Reaves-Phillips, Lonette McKee, Herbie Hancock, Martin Scorsese e Philippe Noiret. Duração: 133 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software