O MUNDO POR UM FIO

Filme do dia

O Mundo Por Um Fio, que o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder dirigiu originalmente para a televisão, em 1973, é o mais próximo de um filme de ficção-científica que ele fez. Baseado no romance de Daniel F. Galouye, adaptado pelo próprio diretor junto com Fritz Müller-Scherz, a trama é dividida em duas partes e lida com questões que hoje são corriqueiras, porém, foram abordadas primeiro aqui. Na trama, um grupo de cientistas cria um supercomputador que permite simular como as pessoas se desenvolverão no futuro. Para isso, são criados bonecos vivos. Muitos deles. Uma tomada de consciência do chefe da equipe faz com que as coisas tomem um rumo inesperado. Não seria exagero afirmar que as produções recentes que exploram a internet, o ciberespaço, a realidade virtual e programas de simulação bebem diretamente da “matriz” apresentada em O Mundo Por Um Fio. O mais interessante é perceber que nada disso existia nos primeiros anos da década de 1970. Apesar de suas limitações técnicas e do ritmo da narrativa, o filme tem uma trama bastante curiosa e original.

O MUNDO POR UM FIO (Welt am Draht – Alemanha 1973). Direção: Rainer Werner Fassbinder. Elenco: Klaus Löwitsch, Barbara Valentin, Mascha Rabben, Karl Heinz Vosgerau, Wolfgang Schenck, Günter Lamprecht e Ulli Lommel. Duração: 205 minutos. Distribuição: Cult Classic.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “O MUNDO POR UM FIO”

  1. É um Rainer Werner Fassbinder, meus caros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software