O INDOMADO

Filme do dia

Nascido nos Estados Unidos, filho de imigrantes russos, o cineasta Martin Ritt lutou na Segunda Guerra Mundial e, quando voltou do conflito, começou a trabalhar na televisão. A estreia no cinema acontece em 1957, quando dirige Um Homem Tem Três Metros de Altura. Paralelo ao trabalho como diretor, lecionou no prestigiado Actor’s Studio, onde teve Paul Newman como um de seus alunos. Sua filmografia é marcada por dramas de forte conteúdo moral e/ou político. O Indomado, de 1963, é um dos muitos filmes que fez tendo Newman como protagonista. O roteiro, escrito por Irving Ravetch e Harriet Frank Jr., se baseia no livro Horseman, Pass By, de Larry McMurtry. A história se passa no interior do Texas, na virada dos anos 1950 para os 1960. Hud Bannon (Newman), vive com seu pai, Homer (Melvyn Douglas), o sobrinho Lonnie (Brandon De Wilde) e a empregada Alma (Patricia Neal). O Indomado tem todo clima de faroeste, mesmo tendo cadillacs no lugar de cavalos. Ritt apresenta a personagem de Hud como uma espécie de anti-herói, principalmente, em oposição ao comportamento correto e ético de seu pai, Homer. No meio desse conflito de gerações, o jovem Lonnie busca por um modelo a seguir. Sem esquecer a forte e carismática personagem de Alma. Indicado a sete prêmios Oscar, ganhou três: melhor ator coadjuvante (Melvyn Douglas), melhor atriz coadjuvante (Patricia Neal) e melhor fotografia em preto e branco.

O INDOMADO (Hud – EUA 1963). Direção: Martin Ritt. Elenco: Paul Newman, Melvyn Douglas, Patricia Neal, Brandon De Wilde, John Ashley, Whit Bissell, Curt Conway, Peter Brooks e Sheldon Allman. Duração: 112 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software