OLYMPIA

Filme do dia

Os Jogos Olímpicos de 1936 foram realizados na cidade de Berlim. O nazismo estava em ascensão e Hitler quis usar o evento para promover o mito da superioridade ariana. Leni Riefenstahl, a maior cineasta alemã da época, já havia feito um trabalho para o Reich no ano anterior, O Triunfo da Vontade. Desta vez, ela iria registrar as Olimpíadas. Filmado durante os jogos, Olympia somente foi lançado dois anos depois, em 1938. Assim como o outro documentário da diretora, causou muita polêmica por causa da ideologia que defendia. Filme-propaganda do regime nazista, Olympia é também, e principalmente, uma aula de cinema e a base de tudo o que é feito até hoje em termos de cobertura esportiva. De qualquer modalidade. Não foi por acaso que dez anos depois de seu lançamento Riefenstahl recebeu uma medalha de ouro do Comitê Olímpico. Sua câmara, apesar de financiada por Hitler, vai além da pura e simples manipulação ideológica. A beleza e a precisão de suas imagens falam muito mais alto e superam os limites mesquinhos que tentaram impor a elas.

OLYMPIA (Olympia: Teil 1 – Fest Der Völker – Alemanha 1938). Direção: Leni Riefenstahl. Documentário. Duração: 121 minutos. Distribuição: Continental.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Uma resposta para “OLYMPIA”

  1. Difícil acreditar em alguém que diz gostar de cinema se não abraça com respeito e admiração a obra de Leni Riefenstahl. Trata-se aqui, de uma cineasta Mestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software