PRIMÁRIAS

Filme do dia


O cineasta americano Robert Drew é reconhecido como o pioneiro do Cinema Verdade, ou Cinema Direto, nos Estados Unidos. Ele, que se formou pela Universidade de Harvard, foi contratado pela empresa Time Incorporated, editora das revistas Time e Life, para desenvolver um novo equipamento portátil de filmagem. Dessa pesquisa, surgiu uma câmara capaz de captar imagem e som simultaneamente. Drew fez da invenção sua principal ferramenta de trabalho. O documentário Primárias, realizado em 1960, acompanha a rotina do senador John Kennedy em sua disputa com o também senador Hubert Humphrey, na disputa pela indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência. Fugindo dos padrões tradicionais que eram adotados na época pelo cinema documental, Drew revolucionou a maneira de se fazer um documentário. Com a agilidade e a versatilidade propiciadas pelo novo equipamento portátil, o diretor nos apresenta com intimidade um dos maiores líderes do século XX. Tudo isso, no momento em que ele começou a ser formado, uma vez que Kennedy foi o primeiro político a se favorecer do poder midiático de sua imagem, principalmente, na televisão. Primárias é, ainda hoje, uma aula de cinema e de política.
PRIMÁRIAS (Primary – EUA 1960). Direção: Robert Drew. Documentário. Duração: 60 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Uma resposta para “PRIMÁRIAS”

  1. Vale assistir, ver os extras e encontrar diáligos e referências nos filmes de autor hoje realizados. Ex: Entreatos, de João Moreira Salles; Kátia, de Karla Holanda ou Garapa, de José Padilha. Imperdível, imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software