SONATA DE OUTONO

Filme do dia

Apesar de serem ambos suecos, terem nascido próximos um do outro e de possuírem as mesmas iniciais e o mesmo sobrenome, o cineasta Ingmar Bergman e a atriz Ingrid Bergman não eram irmãos ou mesmo marido e mulher. Esses dois grandes ícones do cinema sueco fizeram apenas um trabalho juntos, o filme Sonata de Outono, escrito e dirigido por Ingmar em 1978. Na trama, Ingrid vive Charlotte Andergast, uma pianista de fama internacional. Ela vai ao interior da Noruega visitar sua filha Eva (Liv Ullmann), uma mulher tímida e deprimida. Mais uma vez, tema recorrente em sua filmografia, Bergman trata de conflitos familiares. E o faz aqui de maneira genial. Em uma seqüência memorável vemos a filha e depois a mãe tocarem o mesmo tema de Chopin ao piano. A primeira impressão que temos da cena é que ela está se repetindo. Afinal, ambas tocam a mesma música e de maneira bem semelhante. O que se segue é fruto de uma relação marcada por conflitos antigos e mal resolvidos, carregados de muita raiva e rancor. Ninguém melhor do que Bergman para abordar esse tipo de questão e aqui ele conta com duas grandes atrizes para nos conduzir por essa tortuosa estrada. Este foi o último filme estrelado por Ingrid Bergman, depois ela fez apenas um telefilme sobre a vida de Golda Meir, uma das fundadoras do Estado de Israel.
SONATA DE OUTONO (Höstsonaten – Suécia/Alemanha/França 1978). Direção: Ingmar Bergman. Elenco: Liv Ullmann, Ingrid Bergman, Erland Josephson, Lena Nyman, Halvar Björk, Marianne Aminoff, Arne Bang-Hansen, Gunnar Björnstrand, Georg Lokkeberg, Mimi Pollak e Linn Ullmann. Duração: 93 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de setembro de 2021

Uma resposta para “SONATA DE OUTONO”

  1. Independente de qualquer coisa, ter o Ingmar Bergman, Liv Ullmann e Ingrid Bergman juntos, já vale a gasolina para se deslocar rumo a locadora, a locação em si e o retorno nada fácil à família após assistí-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software