SARABAND

Filme do dia

Trinta anos depois de Cenas de Um Casamento, Ingmar Bergman nos presenteia com Saraband,  continuação do filme que ele escreveu e dirigiu em 1973. Também realizado para a televisão sueca, além do fato de retomar as personagens de Marianne (Liv Ullmann) e Johan (Erland Josephson), Saraband terminou por se transformar na derradeira declaração de amor desse mestre do cinema. A história começa quando Marianne decide visitar o ex-marido, que agora mora isolado no interior. Lá chegando, ela encontra o filho, Henrik (Börje Ahlstedt) e sua neta, Karin (Julia Dufvenius). O clima na casa de Johan não é dos melhores. O conflito se estabeleceu por conta de duas situações bem distintas: Henrik, um recém-viúvo, discute com o pai o destino de Karin, uma violoncelista de grande potencial. Johan quer a neta estudando em um prestigiado conservatório e seu filho quer mantê-la em casa como uma maneira desesperada de lidar com a morte da esposa. O título do filme faz referência à 5ª Saranbanda, de Johan Sebastian Bach, composta para violoncelo. O instrumento e as composições de Bach que fazem parte da trilha sonora remetem ao espírito introspectivo proposto pelo diretor. Bergman realiza mais uma obra fundamental e nos deixa este belo e reflexivo testamento.
SARABAND (Saraband – Suécia 2003). Direção: Ingmar Bergman. Elenco: Liv Ullmann, Erland Josephson, Gunnel Fred, Julia Dufvenius e Börje Ahlstedt. Duração: 112 minutos. Distribuição: Sony.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de setembro de 2021

2 respostas para “SARABAND”

  1. Trata-se aqui de um filme apenas possível de ser realizado, em sua inteireza, na Suécia. O mesmo quanto às personagens centrais, vividas por Liv Ullmann e Erland Josephson. Impossível, realmente impossível, imaginar uma das sequencias finais – com ambos desnudos de si mesmos e de suas vestimentas – se fossem atores norte-americanos ou brasileiros ou o raio que o parta. Imperdível, uma bela declaração de amor ao cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software