NELSON FREIRE

Filme do dia

João Moreira Salles é um dos maiores documentaristas do mundo e aqui ele nos apresenta um dos maiores pianistas do planeta, o brasileiro Nelson Freire. O filme acompanha o artista desde que ele se revelou um prodígio, ainda menino, no interior de Minas Gerais, na pequena Boa Esperança de Minas, onde nasceu e começou a tocar piano aos três anos de idade. A câmara de Moreira Salles segue viajando pelo tempo e por diferentes lugares nos mostrando o dia-a-dia do pianista em sua casa, nos ensaios, concertos, recitais e nos camarins recepcionando e conversando com seus admiradores. Em um primeiro momento podemos pensar que se trata de um documentário voltado para um tipo de público bem específico, afinal, Nelson Freire não é um artista de música popular. Seu universo é o da música clássica. No entanto, já nos primeiros minutos, o diretor retira qualquer traço “elitista” que pudéssemos supor existir. Antes de mais nada, em Nelson Freire, acompanhamos a trajetória de um homem e esse fator humano é evidente em cada fotograma do filme. Temos aqui duas sensibilidades trabalhando em extrema harmonia: a de Moreira Salles, que como poucos sabe revelar coisas sem ser invasivo ou constrangedor, e a do próprio Freire, um artista tímido e de grande talento e humildade. Sem contar que a trilha sonora, composta por peças de grandes compositores como Bach, Brahms, Chopin, Rachmaninoff, Schumann, Tchaikovsky e Villa Lobos, é das melhores que existe.
NELSON FREIRE (Brasil 2003). Direção: João Moreira Salles. Documentário. Duração: 102 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

Uma resposta para “NELSON FREIRE”

  1. É um dos meus filmes preferidos, desde sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software