FESTIM DIABÓLICO

Filme do dia

Alfred Hitchcock era um diretor que adorava desafios. Quando realizou Festim Diabólico, seu primeiro trabalho colorido, ele decidiu experimentar algo radical: rodar o filme inteiro em plano-sequência, ou seja, sem cortes. Na verdade, existem oito cortes. Porém, eles são tão sutis que a impressão que temos ao assistir ao filme é que eles realmente não existem. A trama, baseada em peça escrita por Patrick Hamilton, que por sua vez se inspirou em um fato verídico, conta a história de dois jovens brilhantes que estrangulam um colega com uma corda (daí o título original) e escondem o corpo dentro de um baú. Na sequência, chamam um grupo de pessoas, inclusive os pais e a namorada da vítima, para um jantar. Eles querem provar com isso que cometeram o crime perfeito. Philip (Farley Granger) e Brandon (John Dall), cheios de confiança e com um forte sentimento de superioridade, enfrentam até um antigo professor, Rupert Cadell, vivido por James Stewart. Com uma direção milimetricamente objetiva, Hitchcock utiliza tudo em cena para contar sua história. Atores, objetos e cenários ajudam na tarefa e fazem de Festim Diabólico um caso único na filmografia deste genial diretor e na história do cinema.
FESTIM DIABÓLICO (Rope – EUA 1948). Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: James Stewart, John Dall, Farley Granger, Joan Chandler, Cedric Hardwicke, Constance Collier, Douglas Dick, Edith Evanson e Dick Hogan. Duração: 80 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

2 respostas para “FESTIM DIABÓLICO”

  1. Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos. Simplesmente perfeito em todos os sentidos, inclusive na sutileza com que mostra a relação homossexual entre os protagonistas.

  2. E vale dizer que esses 8 cortes devem-se ao tamanho do rolo de filmagem [cerca de 11min]. Daí, o corte era puro e simplesmente por conta da troca de rolo. Genial, imperdível e obrigatório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software