CINZAS AO VENTO

Filme do dia

O cineasta Michael Curtiz é o que se pode chamar de “pau para toda obra”. Nascido na Hungria e radicado nos Estados Unidos, ele dirigiu invejáveis 172 filmes entre 1912 e 1961. Extremamente versátil, realizou obras de todos os gêneros, se destacando mais nos dramas, entre eles o clássico Casablanca, de 1942. Curtiz dirigiu também épicos, comédias, suspenses, policiais e westerns, como este Cinzas ao Vento, lançado em 1950. O roteiro, escrito por Ranald MacDougall, é uma adaptação do romance homônimo de Foster Fitzsimmons. Acompanhamos aqui a história de Brant Royle (Gary Cooper), que no passado, junto com seu pai, fora expulso de sua cidade pelo Major James Singleton (Donald Crisp), o maior produtor de fumo da região. Brant quer se vingar Singleton se casando com sua filha, Margaret (Patricia Neal). Para isso, conta com a ajuda de Sonia (Lauren Bacall). Mas, como sempre, nas boas tramas, uma vingança nunca tem um lado apenas. Cinzas ao Vento possui todos os elementos que geralmente estão ligados aos filmes de sucesso. No entanto, revelou-se um grandioso fracasso de público e crítica quando foi lançado. A única explicação possível é que, com certeza, as pessoas não estavam preparadas para ele. Felizmente, o tempo se encarregou de corrigir esta falha e hoje esta ousada obra de Michael Curtiz pode ter seu valor reconhecido.

CINZAS AO VENTO (Bright Leaf – EUA 1950). Direção: Michael Curtiz. Elenco: Gary Cooper, Lauren Bacall, Patricia Neal, Jack Carson, Donald Crisp, Gladys George e Elizabeth Patterson. Duração: 110 minutos. Distribuição: New Line.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software