ENTREATOS

Filme do dia

Ao mesmo tempo em que produziu o documentário Peões, dirigido por Eduardo Coutinho, o cineasta João Moreira Salles dirigiu Entreatos, que mostra os bastidores da campanha vitoriosa de Lula à presidência da República, nas eleições de 2002. Enquanto Coutinho tratou do período de greves e manifestações sindicais na região do ABC paulista e que culminaram com o surgimento do Partidos dos Trabalhadores, o filme de Moreira Salles avança 32 anos e revela uma luta bem diferente daquela vivida na virada dos anos 1970 para os 1980. O diretor acompanhou o candidato Lula, que disputava sua quarta eleição ao cargo de Presidente e, a exemplo do que Robert Drew fez com John Kennedy em Primárias, de 1960, Moreira Salles revela um político ciente de uma vitória bem palpável e que soube tirar proveito das derrotas anteriores. Apesar da distância que separa Peões de Entreatos, os dois filmes se completam soberbamente. Há momentos neste filme que são reveladores. E não são poucos. Talvez pelo fato de a câmara está sempre ligada, parece até que ela deixou de existir. A sinceridade é marcante em todos os fotogramas. E a edição em DVD traz, além do documentário que foi exibido nos cinemas, um disco adicional com mais de duas horas de material extra.
ENTREATOS (Brasil 2004). Direção: João Moreira Salles. Documentário. Duração: 117 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Uma resposta para “ENTREATOS”

  1. Independentemente de gostar ou não da personagem central, Lula, o filme é extraordinário. Mergulha no cinema verdade como poucos. E nos dá de brinde momentos reveladores do que viria a acontecer em solo político brasileiro nos anos seguintes. Veja com Peões ao lado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software