NOITE E NEBLINA

Filme do dia

O tempo é sempre uma boa medida. Existem filmes longos que não sentimos as horas passarem. Da mesma forma que há filmes curtos que parecem que não vão acabar nunca. E existem aquelas obras precisas, que têm a duração certa, seja ela longa ou curta. É o caso do média-metragem Noite e Neblina, dirigido em 1955 pelo cineasta francês Alain Resnais. O filme tem apenas 32 preciosos minutos e foi encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial. O roteiro, escrito por Jean Cayrol e Chris Marker, é um dos mais contundentes alertas não só contra os campos de concentração do nazismo, mas, contra qualquer outra forma de extermínio de seres humanos. Além da força das imagens, Noite e Neblina tem também um texto fortíssimo que complementa com perfeição o que vemos na tela. Resnais mistura imagens de arquivos, em preto e branco, com coloridas de campos de concentração abandonados. Seu discurso é seco, direto, às vezes cruel, porém, necessário para trazer à tona um assunto bem delicado e historicamente tão recente. Um documentário fundamental e uma lição de cinema.  
NOITE E NEBLINA (Nuit et Brouillard – França 1955). Direção: Alain Resnais. Documentário. Duração: 32 minutos. Distribuição: Aurora.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Uma resposta para “NOITE E NEBLINA”

  1. Alain Resnais. Um nome que não se deve esquecer em qualquer visita ao cinema ou locadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software