MENINOS NÃO CHORAM

Filme do dia

A cineasta americana Kimberly Peirce começou a carreira no cinema dirigindo curtas-metragens. Em 1999 ela realiza seu primeiro longa, Meninos Não Choram, e chamou a atenção de todo o mundo. O roteiro, escrito por ela junto com Andy Bienen, se baseia na história real de Teena Brandon, uma adolescente que inverte a ordem de seu nome e se transforma em Brandon Teena. Ela foge de casa e se muda para uma pequena cidade do interior do estado de Nebraska. Lá, ela vive como homem e sente, pela primeira vez, a sensação de poder ser quem ela realmente é. Porém, o que parecia ser o paraíso, se transforma por inteiro. Hilary Swank, que já vinha tentando, há quase uma década, encontrar bons papéis na televisão e no cinema, teve em Meninos Não Choram sua grande chance de reconhecimento. Seu trabalho é irretocável, para dizer o mínimo. Trabalho que foi devidamente premiado com o Oscar de melhor atriz naquele ano. A câmara de Peirce também não se deixa levar pelo sensacionalismo que o tema proposto poderia suscitar. O filme é seco e direto, tipo um “soco no estômago”. O drama vivido por Teena/Brandon é palpável, nos envolve e sensibiliza. Para um filme de diretora estreante e que consegue tratar uma questão delicada sem cair em clichês, não há nada mais a dizer. 
MENINOS NÃO CHORAM (Boys Don’t Cry – EUA 1999). Direção: Kimberly Peirce. Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton III, Alison Foland, Alicia Goranson, Matt McGrath, Rob Campbell e Jeannetta Arnette. Duração: 118 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “MENINOS NÃO CHORAM”

  1. EXTRAORDINÁRIO! Dos filmes mais inteligentes, com uma narrativa absolutamente integrada às circunstâncias da protagonista. Difícil pensar em um outro filme com um “soco no estômago” tão certeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software