O ESPANTALHO

Filme do dia


O fotógrafo e cineasta americano Jerry Schatzberg dirigiu poucos filmes. Depois do sucesso de crítica de Os Viciados, de 1971, filme que lançou Al Pacino, ele voltou a dirigiu o ator neste seu segundo trabalho, O Espantalho. Com roteiro de Garry Michael White, o filme nos apresenta Max (Gene Hackman) e Lion (Pacino). O primeiro acabou de sair da prisão, onde ficou por sete anos por conta de um assalto. O segundo está novamente em terra firme depois de seis trabalhando como marinheiro. Os dois se encontram em uma estrada na Califórnia. Max quer chegar em Pittsburg, onde planeja abrir um lava-carros. Lion deseja encontrar a mulher que ele abandonou e conhecer seu filho de cinco anos. Como todo bom filme de estrada, a viagem é transformadora para ambos. Schatzberg faz do temperamento e do percurso da dupla uma bela metáfora da situação dos Estados Unidos na virada dos anos 1960 para os 1970. Os planos abertos do diretor, realçados pela estupenda fotografia de Vilmos Zsigmond, reforçam o caráter do trajeto, onde Max e Lion caminham em busca de uma vida melhor. O Espantalho foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1973. 
O ESPANTALHO (Scarecrow – EUA 1973). Direção: Jerry Schatzberg. Elenco: Gene Hackman, Al Pacino, Eileen Brennan, Ann Wedgeworth, Richard Lynch, Dorothy Tristan e Penelope Allen. Duração: 112 minutos. Distribuição: Lume.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “O ESPANTALHO”

  1. Gene Hackman e Al Pacino juntos? E precisas de motivo maior para ver esta preciosidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software