O CONFORMISTA

Filme do dia

O envolvimento do cineasta italiano Bernardo Bertolucci com a arte é antigo. Ainda nos tempos de que cursava a universidade, ele fez fama como poeta. A paixão pelo cinema surgiu nesse período, na primeira metade dos anos 1960. Bertolucci trabalhou como assistente de direção de Pier Paolo Pasolini, no filme Accattone, de 1962. No mesmo ano realizou seus dois primeiros longas e, algum tempo depois, escreveu o roteiro de Era Uma Vez no Oeste, junto com Sergio Leone. No início da década de 1970 ele já era um nome conhecido e respeitado no circuito dos festivais. Foi a partir de O Conformista, que ele adaptou de um romance de Alberto Moravia, que ficou conhecido mundialmente. A história se passa em Roma, no ano de 1938. Marcello (Jean-Louis Trintignant) trabalha para Benito Mussollini e se enamora de Giulia (Stefania Sandrelli), uma linda e fútil mulher. Ele almeja simplesmente uma vida normal e na busca por esse objetivo, se revela um grande conformista. A direção madura de Bertolucci nos conduz pela psique de Marcello, mostrando através de flashbacks toda sua complexidade. O Conformista deu a Bertolucci sua primeira indicação ao Oscar, no caso, de melhor roteiro adaptado.
O CONFORMISTA (Il Conformista – Itália/França/Alemanha 1970). Direção: Bernardo Bertolucci. Elenco: Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli, Gastone Moschin, Enzo Tarascio, Fosco Giachetti, José Quaglio e Dominique Sanda. Duração: 115 minutos. Distribuição: Lume.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 2 de setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software