ANTES DO ANOITECER

Filme do dia

Muita gente acha que o cineasta Julian Schnabel é francês. Alguns se surpreendem quando descobrem que ele é americano. Essa confusão nasce de maneira natural por conta da filmografia do diretor, composta por filmes que fogem do padrão convencional hollywoodiano. Schnabel começou sua carreira como pintor. Seus trabalhos ganharam notoriedade a partir dos anos 1980, quando fez parte do movimento neoexpressionista.  Sua estreia cinematográfica acontece em 1996, com Basquiat. Quatro anos depois ele realizou este seu segundo filme, Antes do Anoitecer. O roteiro, escrito pelo diretor, junto com Lázaro Gómez Carriles e Cunningham O’Keefe, se baseia no livro de memórias do poeta e dramaturgo cubano Reinaldo Arenas. Homossexual assumido, Arenas, vivido pelo espanhol Javier Bardem, luta pela liberdade de seu país e também pela sua própria, como artista e como homem. O olhar de Schnabel é quase documental. Isso torna a experiência de assistir a Antes do Anoitecer ainda mais tocante. Preste atenção na participação iluminada de Johnny Depp (que faz dois papéis) e em um Sean Penn difícil de reconhecer. Uma curiosidade: o diretor Hector Babenco faz uma ponta no filme.
ANTES DO ANOITECER (Before Night Falls – EUA 2000). Direção: Julian Schnabel. Elenco: Javier Bardem, Sean Penn, Johnny Depp, Olivier Martinez, Andrea Di Stefano, Michael Wincott e Najwa Nimri. Duração: 133 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 2 de setembro de 2021

Uma resposta para “ANTES DO ANOITECER”

  1. Schnabel é um dos cineastas que acompanho em todos os filmes. Puro e simplesmente. E este, em especial, é extraordinário. Ademais, Marden tem razão: Mr. Depp ilumina os minutos em que aparece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software