AGONIA E GLÓRIA

Filme do dia

Samuel Fuller sempre atuou em muitas frentes. Foi roteirista, produtor e diretor. Iniciou sua carreira no cinema no finalzinho dos anos 1940, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, onde lutou como soldado. Agonia e Glória, que ele escreveu e dirigiu em 1980, tem muitos elementos autobiográficos do seu período no esquadrão de infantaria do Exército. Fuller estava sem filmar há oito anos quando “reapareceu” com esse intenso drama de guerra. O filme pode ser resumido em uma frase dita pela personagem do soldado Zab, vivido pelo ator Robert Carradine: “a real glória da guerra é sobreviver”. Acompanhamos as ações da tropa “the big red one“, título original do filme. Liderado pelo Sargento (Lee Marvin), um grupo de soldados enfrenta o cotidiano de um conflito mundial. Fuller explora bem a trama e as subtramas que se desenvolvem ao longo da narrativa. A experiência real vivida pelo diretor lhe permitiu apresentar uma perspectiva única e nós, espectadores, somos presenteados com uma riqueza de detalhes sem igual. A versão disponível em DVD no Brasil foi restaurada e estendida pelo diretor em 2005 e traz 45 minutos de cenas adicionais.
AGONIA E GLÓRIA (The Big Red One – EUA 1980). Direção: Samuel Fuller. Elenco: Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine, Bobby DiCicco, Kelly Ward, Siegfried Rauch e Stéphane Audran. Duração: 158 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 2 de setembro de 2021

Uma resposta para “AGONIA E GLÓRIA”

  1. bruno knott disse:

    sou um entusiasta do gênero e este é um dos piores que já vi. mesmo que samuel fuller tenha participado da guerra, ele falhou em transmitir qual era a sensação de estar no front. tudo me parece falso, a começar pelos alemães falando inglês e serem todos os típicos vilões.

    isso sem falar que ele tenta fazer um resumão de toda a guerra em um filme só, o que deixa as coisas corridas… para completar, os cenários parecem sempre os mesmos, não importa se eles estão na africa ou na Europa.

    decepcionante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software