BERLIN ALEXANDERPLATZ

Filme do dia

O maior filme do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. E é o maior não por conta de sua duração, quase 16 horas. Berlin Alexanderplatz é uma obra ímpar. Baseado no romance expressionista de Alfred Döblin, o diretor-roteirista Fassbinder nos conduz pela história da Alemanha nos anos 1920 através dos olhos de Franz Biberkopf (Günter Lamprecht, em desempenho soberbo). Ele acabou de sair da prisão, após cumprir pena de quatro anos, e decide começar uma vida nova em Berlim. Ao longo de 13 episódios e um epílogo acompanhamos um estudo profundo sobre um país no período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Fassbinder nos apresenta um rico e fascinante painel de uma sociedade perdida. São muitas personagens, tramas e subtramas espalhados e retratados em um imenso mosaico de emoções e situações que utiliza diversos recursos narrativos para mover sua história. Um trabalho de inspirado fôlego que somente um artista engajado e teimoso como Fassbinder conseguiria realizar. A cópia restaurada com a versão integral de Berlin Alexanderplatz foi lançada no Brasil em DVD graças a uma parceria firmada entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o Instituto Goethe de São Paulo, o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, a Arvato Digital Services e a Versátil Home Vídeo. Um exemplo a ser seguido. Encerro com uma sugestão: não precisa ter pressa e assistir ao filme inteiro de uma vez. Ele é dividido em 13 partes e um epílogo. Veja-o ao longo de uma semana, dois episódios por dia.
 
BERLIN ALEXANDERPLATZ (Berlin Alexanderplatz – Alemanha/Itália 1980). Direção: Rainer Werner Fassbinder. Elenco: Günter Lamprecht, Karlheinz Braun, Hanna Schygulla, Claus Holm, Franz Buchrieser, Brigitte Mira, Roger Fritz, Gottfried John e Barbara Sukova. Duração: 936 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de setembro de 2021

Uma resposta para “BERLIN ALEXANDERPLATZ”

  1. Obra de um Grande cineasta para um Grande publico. Concordo com o Marden: “melhor assisti-lo em uma semana, dois capitulos ao dia”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software