INVERNO DA ALMA

Filme do dia

Uma das coisas mais difíceis no cinema é conseguir ser original em um gênero com regras bem estabelecidas. A diretora Debra Granik consegue este feito em Inverno da Alma. O roteiro é baseado no livro escrito por Daniel Woodrell e foi adaptado por Granik, em parceria com a roteirista Anne Rosellini. A história acompanha o drama da jovem Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de apenas 17 anos, que cuida sozinha da mãe doente e de dois irmãos menores. Como se não bastasse os problemas cotidianos de sobrevivência em uma realidade extremamente dura, ela ainda precisa encontrar o pai desaparecido sob o risco de perder a casa onde moram. A ação acontece na região montanhosa de Ozark, no interior do interior dos Estados Unidos. Somente este cenário inóspito justificaria assistir a este filme, no entanto, Inverno da Alma oferece muito mais. A começar por Jennifer Lawrence, talvez a mais talentosa atriz de sua geração. Seu desempenho, indicado ao Oscar, é vigoroso, contundente e comovente. E olha que ela ainda não tinha 20 anos de idade quando fez este filme. Outro ponto alto é a própria trama que mistura drama familiar com suspense investigativo. Granik conduz a ação com segurança e maturidade, sem maquiagem. Ela dá espaço para que todo o elenco brilhe em cenas muitas vezes fortes e de extrema brutalidade, mas inteiramente contextualizadas. E, talvez por isso mesmo, mais aterradoras. Inverno da Alma é um filme diferente, incomum e fora dos padrões. E isso é muito bom.
INVERNO DA ALMA (Winter’s Bone – EUA 2010). Direção: Debra Granik. Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Valerie Richards, Dale Dickey e Tate Taylor. Duração: 100 minutos. Distribuição: Califórnia Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

2 respostas para “INVERNO DA ALMA”

  1. Marcos Neves disse:

    Marcante a rima visual apresentada na cena em que a personagem da Jennifer Lawrence ensina os irmãos a estripar um animal para prepará-lo para o jantar e uma situação que acontece no terceiro ato do filme. Imperdível.

  2. maihdsdom disse:

    mais conhecido como inferno da alma, rsrs…nao é um bom filme, a jennifer lawrence apesar de nova e poucos filmes tem sabiamente escolhido seus papeis e se dado bem. gostei bastante vale apena mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software